P

erder peso é um objetivo transversal a diferentes faixas etárias e gêneros A determinada altura da vida, é comum deparar-se com a necessidade de perder aqueles quilos extra que já incomodam. Nesta altura, por vezes o mais difícil é encontrar informação credível e simples que explique quais os passos a seguir a nível da alimentação para emagrecer.

Convém desde já desmistificar a ideia de que estar em dieta para perder peso equivale a comer saladas o dia todo. Não podia haver afirmação mais descabida. Você irá (ou poderá) na mesma comer carne, peixe, frutos secos e fruta. Apenas terá de dosear melhor as porções e distribuir bem os macronutrientes ao longo do dia. Convém também salientar que a fórmula que vamos apresentar neste artigo não é “a” fórmula.

O corpo gasta energia para desempenhar as tarefas diárias. Essa energia provém das calorias fornecidas pelos alimentos. Para emagrecer, deve existir um défice entre as calorias que o corpo precisa e as calorias que consome.

Não existe um modelo universal que funciona igualmente com todas as pessoas. Aliás, quando o assunto é nutrição, existem muito poucas verdades absolutas. Serve o presente artigo para transmitir as ideias base sobre como elaborar um plano alimentar com o objetivo da perda de peso.